Polo de Inovação do IFBA promove encontro no campus Vitória da Conquista
Publicado em 20/11/2024 | 66 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Nos últimos dias 12 e 13 de novembro, o campus Vitória da Conquista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) sediou o Encontro do Polo de Inovação do IFBA. O evento, que é parte estratégica do programa de interiorização do Polo do de Inovação do IFBA, reuniu professores(as), estudantes e técnicos(as) administrativos(as) para atividades voltadas ao fortalecimento de ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica na região Sudoeste do estado.
Na manhã do dia 12 foi apresentado o Polo de Inovação, ações e principais iniciativas da unidade. Estiveram presentes os coordenadores do Polo de Inovação, Marcelo Diniz e Antônio Gabriel, a diretora do Polo, Deise Neves; o diretor-geral e o diretor administrativo do campus Vitória da Conquista, Felizardo Rocha e Cássio Viana, respectivamente; além de coordenadores de cursos como os professores Juan Lieber e Jime Sampaio.
Um dos momentos de destaque do encontro foi a palestra “Impulsionar os processos produtivos locais através de PD&I: IFBA e EMBRAPII”, ministrada por Deise Neves, diretora do Polo de Inovação do IFBA. Durante a apresentação, a gestora reforçou como a colaboração entre o IFBA e a EMBRAPII pode fomentar o desenvolvimento econômico regional por meio da inovação.
A palestra destacou o Programa de Interiorização do Polo de Inovação (PD&I), que visa ampliar o acesso à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico no interior da Bahia. A iniciativa busca descentralizar atividades inovadoras, promovendo soluções locais alinhadas às demandas do setor produtivo.
Credenciado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o Polo de Inovação do IFBA tem atuado como um catalisador para projetos colaborativos com foco na indústria, consolidando-se como um agente estratégico na integração entre academia e mercado, especialmente nas regiões mais afastadas dos grandes centros.
“O Projeto de Interiorização é um passo importante para fortalecer a conexão entre os campi do Instituto Federal da Bahia e o Polo de Inovação, promovendo um desenvolvimento mais integrado e eficaz. A realização de cursos e reuniões fomenta a troca de ideias e a criação de novos projetos, gerando um impacto significativo na região”, afirmou a diretora do Polo, Deise Neves.
O segundo dia de evento contou com um curso de prospecção, voltado para os servidores do campus. O objetivo foi formar novos prospectores para atuarem em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no âmbito do Polo.
Ainda na mesma data, os coordenadores do Polo, acompanhados do professor Kenedy Marconi, visitaram empresas locais, e o campus Anísio Teixeira da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As visitas buscaram estreitar laços institucionais e identificar oportunidades para novas parcerias.
Parcerias e impacto regional
O evento também reforçou a interconexão entre saúde, educação e inovação. Para a diretora do Polo, as parcerias promovidas no Polo são estratégicas para o desenvolvimento local:“Essa colaboração beneficia os alunos ao proporcionar uma formação mais integrada e prática. A combinação de conhecimentos técnicos e de saúde enriquece a experiência educacional, preparando os estudantes para o mercado de trabalho e impulsionando a inovação, especialmente na área da saúde.” Ressalta.
O encontro destacou a relevância do Polo de Inovação como vetor de transformação tecnológica e social, reafirmando seu compromisso em aproximar o IFBA da comunidade e do setor produtivo.
Polo de Inovação do IFBA e a EMBRAPII
A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) facilita a execução de projetos por meio de um modelo de financiamento dividido em três partes: um terço dos recursos é fornecido pela própria EMBRAPII, outro pelo IFBA, e o restante pela empresa parceira. Esse formato é especialmente vantajoso para micro e pequenas empresas, promovendo a inovação e fortalecendo a parceria entre a academia e o setor produtivo.
O Polo de Inovação do Instituto Federal da Bahia (IFBA) exerce um papel estratégico na promoção de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em diversas áreas. Integrando essa missão, a unidade EMBRAPII oferece suporte técnico e financeiro para iniciativas de inovação tecnológica.
De acordo com a Direção do Polo, com a expectativa de ampliar o alcance do Polo para todos os campi do IFBA, o instituto busca descentralizar suas atividades de PD&I e fomentar a colaboração entre suas unidades. Essa expansão tem como objetivo viabilizar projetos em diferentes regiões, promovendo o avanço tecnológico e gerando impactos positivos em todo o estado da Bahia.
Deise Neves explicou como o Polo atua como o principal agente de impulso para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) dentro do instituto. “Todos os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação são coordenados pelo Polo de Inovação, que também integra a unidade EMBRAPII como uma extensão estratégica. Essa unidade opera como parte do Polo, atendendo a todos os campi do IFBA e promovendo ações colaborativas em diferentes regiões,” afirmou a diretora. Ela ressalta ainda que “o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) possui um aporte de recursos destinados a fundos perdidos. Dentro de sua estrutura, está a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). A Embrapii firma acordos de cooperação técnica em parceria com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), que podem ser públicas ou privadas “, concluiu.
Fonte: Portal IFBA
Foto: Divulgação