Como produzir vídeo marketing com orçamento limitado
Publicado em 11/11/2024 | 55 Impressões | Escrito por Renato Abreu
O vídeo marketing é uma tendência do meio digital que tem crescido muito nos últimos anos. Mas um dos obstáculos de trabalhar com vídeo marketing é o valor do investimento necessário para produção, edição e divulgação do material.
Essa estratégia pode ser usada em todos os momentos da jornada de compra do cliente (atração, conversão, fidelização). E também para outros objetivos como publicidade, educação, relacionamento, divulgação, bem como fortalecimento da autoridade e presença on-line.
Investir em vídeo marketing é uma forma de acompanhar o hábito de consumo de conteúdo dos seus clientes, fazendo com que seu negócio esteja mais presente e se torne mais relevante. Além disso, é uma maneira de contribuir para o aumento das vendas e também para a reputação da sua marca.
Para construir uma estratégia de vídeo marketing com pouco dinheiro, é preciso:
1. Definir objetivos específicos
Um dos maiores erros do marketing digital é investir em um canal pelo fato de que a concorrência está investindo nele. Se você quer começar a trabalhar com vídeo marketing, é preciso compreender o problema que sua estratégia irá solucionar.
A sua intenção é atrair mais clientes? Seu objetivo é ter visibilidade? Engajar mais seus clientes? Existe uma infinidade de soluções que o vídeo marketing pode oferecer para a sua empresa. Quando se tem um objetivo definido, fica mais fácil saber quais serão os recursos aplicados e como mensurar os resultados.
2. Construa um MVP para o projeto
A qualidade da sua estratégia de vídeo marketing não está relacionada ao volume de dinheiro que você aplica, e sim à forma como você a estrutura. O MVP, ou Mínimo Produto Viável, é uma estratégia bastante utilizada pelo empreendedorismo em startups e em pequenas empresas.
Seu objetivo principal é validar um modelo de negócio com baixo orçamento. A base do MVP, como o nome sugere, é começar com o mínimo para que o produto possa funcionar. À medida que os usuários apresentarem feedbacks, novas funcionalidades serão agregadas e o projeto será ampliado.
Na sua estratégia de vídeo marketing, faça um brainstorm de tudo o que você gostaria de fazer. Em seguida, selecione apenas a funcionalidade básica para que seu vídeo possa ir ao ar. Com isso, você reduz o escopo do projeto e o risco de falhas. Você pode ir ampliando-o à proporção que ele der retorno.
3. Pense fora do YouTube
Um dos grandes erros cometidos por quem começa a trabalhar com vídeo é limitar a estratégia apenas ao YouTube. O vídeo marketing engloba redes sociais, lives, webinars e outros formatos.
O YouTube é, de fato, um espaço com audiência enorme, porém a concorrência é bastante acirrada. Pensar em outras plataformas permite que você construa estratégias mais eficazes.
Você pode conversar com seus seguidores nos stories no Instagram e no Facebook, por exemplo. Essa ação simples aproxima a sua empresa do seu cliente. Construir um webinar educativo para seus leads também pode gerar mais vendas.
4. Utilize recursos internos
Começar uma estratégia de vídeo marketing não exige, necessariamente, um estúdio de gravação ou equipamentos de última geração para que tenha sucesso. Tais equipamentos podem auxiliar na qualidade do vídeo, porém o que tem importância é o seu conteúdo.
Priorize agregar valor ao usuário. Se o seu objetivo é aumentar a sua autoridade no assunto, por exemplo, peça que alguém da sua equipe produza pílulas educativas sobre produtos ou serviços. Além de passar maior credibilidade ao seu usuário, também valoriza seus profissionais e utiliza menos recursos financeiros.
Buscando melhorar a satisfação do cliente, por exemplo, a equipe de vendas e a de marketing podem produzir vídeos listando as vantagens do produto. Podem oferecer dicas para que o consumidor utilize o item da melhor forma.
Existem inúmeras possibilidades. Trabalhar com orçamento reduzido exige bastante planejamento, criatividade e foco. Mas, não é impossível. Pelo contrário, é uma oportunidade disponível para todos.
Fonte: SEBRAE