Fórum traz debate sobre mudanças climáticas para Vitória da Conquista
Publicado em 04/11/2024 | 81 Impressões | Escrito por Renato Abreu
“As mudanças climáticas não são um problema do futuro, são um problema do presente”. A afirmação é de Ana Clara Marques, meteorologista da Climatempo que participou na terça-feira, 29, do 3º Fórum Desafios Climáticos na Bahia, promovido pela Neoenergia Coelba, em Vitória da Conquista. Durante o encontro, foram apresentadas previsões climáticas para os próximos meses no estado e no município, além de estratégias da empresa de energia para o atendimento à população em casos de eventos climáticos extremos.
De acordo com Ana Clara Marques, o fenômeno La Niña está em formação neste mês de outubro e deve durar até fevereiro ou março de 2025. Geralmente, ele causa chuvas acima da média histórica em áreas da região Nordeste, o que inclui grande parte do estado da Bahia. Neste ano, a previsão é que o fenômeno tenha uma duração relativamente curta e uma intensidade fraca. “Nós teremos alguns períodos mais chuvosos intercalados com meses mais secos”, explicou a meteorologista.
Em Vitória da Conquista, na próxima semana, o cenário previsto é de temperaturas mais amenas, com chuvas que vão e voltam ao longo do dia, sem muitos raios ou vento, mas com acumulados de água mais elevados. Segundo a especialista em clima, na segunda quinzena de novembro, a temperatura volta a subir, registrando máxima de 33 a 34 graus.
Além disso, Ana Clara destaca que os dias que devem gerar mais preocupação são justamente aqueles que ocorrem durante os períodos de calor mais intenso e tempo seco. “É aquele tipo de chuva que vem de forma local com muita intensidade, raios e vento, e que traz um risco grande para a população. São temporais em geral curtos, mas que vem com potencial destrutivo muito grande”, ressaltou a meteorologista.
Ações de prevenção à crise climática
Diante das condições climáticas previstas para os próximos meses, é necessário a união de diferentes organizações dos âmbitos público e privado. Por isso, durante o 3º Fórum Desafios Climáticos na Bahia, representantes da Defesa Civil de Vitória da Conquista e da Neoenergia Coelba reforçaram as ações de cada entidade para casos de eventos climáticos extremos.
Daniel Vieira, representante da Defesa Civil, destacou que, desde as enchentes do ano de 2021, a Prefeitura Municipal vem trabalhando com a atuação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) nos 11 distritos rurais do município. “Com os núcleos nos distritos trabalhamos com a prevenção. Os representantes de cada localidade rural entram em contato com a sede para relatar o problema e buscamos atender imediatamente”, disse.
Thiago Martins, da Neoenergia Coelba, detalhou o plano de investimentos da empresa para o enfrentamento às adversidades climáticas. Até 2027, a instituição pretende investir R$ 13,3 bilhões em obras estruturantes em toda a Bahia, o que inclui a implementação de uma nova subestação elétrica em Conquista, que irá atender também Anagé, Barra do Choça e Belo Campo.
“É uma subestação com 50 megas de potência que vai atender o crescimento da cidade e trazer mais flexibilidade e robustez operativa para a região”, destacou Martins. Durante possíveis contingências, a empresa afirmou que ainda dispõe de um plano para monitorar o sistema elétrico em tempo real, reforçando suas equipes conforme necessário e revisando suas práticas após cada emergência.
Fonte: Avoador