Workshop Programa Bahia Estado Voluntário para 19 bases comunitárias
Publicado em 01/11/2024 | 106 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Iniciativa visa ampliar o acesso ao voluntariado e às ações sociais conjuntas entre polícia e comunidade
Ampliar o acesso ao voluntariado e às ações sociais conjuntas entre polícia e comunidade. Este foi o objetivo do Workshop Portal do Voluntariado no Sistema Estadual da Segurança Pública, que foi apresentado na quinta-feira (31) a 19 Bases Comunitárias de Segurança (BCS) da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Realizado na sede da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), na Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o evento reuniu PMs, autoridades militares, voluntários, estudantes e representantes de Bases Comunitárias, e contou com transmissão remota para comandantes das BCS do interior do estado.
De acordo com o Coronel PM Paulo José Campos Guerra, diretor do Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMBA, o programa traz uma estrutura para que as bases comunitárias possam desenvolver efetivamente suas iniciativas sociais com respaldo e segurança. “Este planejamento cria essa nova conjuntura de facilidade para que nós possamos atingir os nossos objetivos nas bases comunitárias de segurança em todo o estado. É realmente uma vertente de importância significativa”, contextualiza.
O evento se alinha ao Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, especialmente no eixo estratégico de “Segurança Pública e Defesa Social”, visando ao fortalecimento da polícia comunitária para a prevenção social à violência, aprimorando a qualidade do atendimento e serviços voltados aos grupos vulneráveis.
Fortalecimento da cultura de voluntariado na segurança pública
Com o Portal do Voluntariado, cada base comunitária poderá cadastrar seus projetos e ações, e, com isso, obter voluntários e até recursos, ao depender da iniciativa cadastrada na plataforma digital. Ao captar voluntários, cada base ficará responsável pelo treinamento dessa pessoa e pela supervisão das suas atividades.
Kátia Camillo, coordenadora do Programa Bahia. Estado Voluntário, apresentou a plataforma aos presentes, realizou a capacitação dos envolvidos e tirou dúvidas referentes ao programa de voluntariado e sua plataforma online que conecta ações solidárias, instituições e voluntários.
Para a gestora, essa integração é um passo muito importante. “Nosso objetivo é ampliar a cultura do voluntariado para que todos tenham a oportunidade de conhecer e participar. O programa trará maior eficiência na implementação dos projetos da PM, maximizando seu impacto social e aproximando ainda mais a população da polícia comunitária”, afirmou.
O chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Nelson Gaspar, falou sobre segurança pública, polícia comunitária e representou o secretário da pasta, Marcelo Werner, destacando a relevância da parceria entre o Programa Bahia. Estado Voluntário e a Polícia Militar. “Com a adesão da Polícia Militar ao programa de voluntariado, já temos 60 iniciativas comunitárias em andamento. A presença dos voluntários é um pilar que dá a todos nós ainda mais orgulho e sentido para o nosso trabalho”, pontua.
Programa Bahia. Estado Voluntário
Participar é fácil: cadastre-se na plataforma com seus dados pessoais, disponibilidade e áreas de interesse. Entidades públicas ou privadas também podem cadastrar projetos e informar suas necessidades de voluntários. Quando os dois lados coincidem, acontece a intermediação.
A iniciativa foi desenvolvida pelas Secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Administração (Saeb). Lançado em 2019, o programa alcançou a marca de mais de 24 mil voluntários cadastrados, até o momento, além de mais de dois mil projetos de entidades públicas e privadas. Faça uma visita ao site www.estadovoluntario.ba.gov.br e mude a vida de alguém ao se tornar voluntário.