Veja a lista de prefeitos eleitos nas 15 capitais que tiveram segundo turno
Publicado em 28/10/2024 | 131 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Eleitores de 15 capitais brasileiras voltaram às urnas no domingo (27) e decidiram neste segundo turno quem são os prefeitos que vão administrá-las pelos próximos quatro anos. As disputas aconteceram nas cinco regiões do país.
O PL ao qual pertence o ex-presidente Jair Bolsonaro esteve presente em nove das 15 capitais que tiveram segundo turno — e conquistou duas dessas prefeituras. No primeiro turno, o partido havia angariado duas capitais: Tião Bocalom, reeleito em Rio Branco (AC), e JHC, reeleito em Maceió (AL).
Já o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia conseguido angariar nenhuma capital na primeira fase da eleição, e disputou o segundo turno em quatro capitais. Os candidatos petistas saíram vitoriosos em uma delas.
Duas dessas capitais neste segundo turno reproduziram o confronto direto entre o PT de Lula e o PL de Bolsonaro. Em Cuiabá, no Mato Grosso, o deputado federal Abílio Brunini (PL) venceu o candidato do PT, Lúdio. Já em Fortaleza, o também deputado federal André Fernandes (PL) concorreu com Evandro Leitão (PT), que saiu vitorioso.
Em São Paulo, os eleitores optaram por Ricardo Nunes, que recebeu 59,57% dos votos com 90,11% das urnas apuradas. O adversário, Guilherme Boulos, candidato pelo Psol, concentrou 40,44% dos votos válidos. Na capital mineira, os belo-horizontinos elegeram Fuad Noman (PSD) neste domingo.
Veja abaixo a lista de prefeitos eleitos nas capitais brasileiras neste segundo turno:
Sudeste:
Belo Horizonte (MG): Fuad Noman (PSD) reeleito
São Paulo (SP): Ricardo Nunes (MDB) reeleito
Centro-Oeste:
Campo Grande (MS): Adriane Lopes (PP) reeleita
Cuiabá (MT): Abílio Brunini (PL)
Goiânia (GO): Mabel (União Brasil)
Nordeste:
Aracaju (SE): Emilia Correa (PL)
Fortaleza (CE): Evandro Leitão (PT)
João Pessoa (PB) Cicero Lucena (PP) reeleito
Natal (RN): Paulinho Freire (União Brasil)
Norte:
Belém (PA): Igor Normando (MDB)
Manaus (AM): David Almeida (Avante) reeleito
Palmas (TO): Eduardo Siqueira Campos (Podemos)
Porto Velho (RO): Léo (Podemos)
Sul:
Curitiba (PR): Eduardo Pimentel (PSD)
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo (MDB) reeleito
Por que algumas cidades não têm segundo turno?
A lei eleitoral diz que cidades com menos de 200 mil eleitores não têm segundo turno. Portanto, nesses municípios, a eleição precisa ser decidida em um turno único — que acontece sempre no primeiro domingo de outubro. Nesses casos, o candidato vitorioso é aquele que obtém o maior número de votos.
O segundo turno ocorre em cidades com mais de 200 mil eleitores – condição de 103 municípios. Para se eleger no primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos, ou seja, 50% dos votos válidos (descontando brancos e nulos) mais um voto. Se nenhum candidato atingir esse número, realiza-se um segundo turno entre os dois mais votados do primeiro e vence quem receber mais votos.
Fonte: O tempo