Em Conquista: 195 pessoas utilizarão intérprete de Libras nas urnas eletrônicas
Publicado em 01/10/2024 | 114 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Nas eleições municipais de 2024, eleitores com deficiência auditiva contarão com intérpretes virtuais de Libras nas urnas eletrônicas, no dia 6 de outubro. Em Vitória da Conquista, 195 eleitores utilizarão o recurso, que faz parte do processo eleitoral desde o pleito de 2022.
A página oficial do TSE disponibilizou tutoriais de navegação e simulação da votação, por meio de candidatos e partidos fictícios, na urna eletrônica, com o objetivo de orientar o eleitorado sobre os procedimentos que serão adotados no dia da eleição. A medida busca ampliar a acessibilidade e a inclusão durante o exercício do direito ao voto.
De acordo com dados do perfil eleitoral, divulgados no site do TSE, em Vitória da Conquista, 1.964 eleitores declararam ter algum tipo de deficiência. Dentre eles, 575 afirmaram ter deficiência de locomoção (29,28%), 331 disseram ter deficiência visual (16,85%), 195 declararam ter deficiência auditiva (9,93%), 46 informaram ter dificuldade para o exercício do voto (2,34%) e 817 pessoas, 41,60% do total, mencionaram outros tipos de deficiência.
Auxílios durante a votação:
Eleitores com algum tipo de deficiência terão à disposição mecanismos de apoio durante o pleito. Para utilizar esses serviços, basta informar as necessidades ao mesário responsável.
Entre os direitos garantidos estão o atendimento prioritário, o acompanhamento de cão-guia, recursos de voz para auxiliar pessoas cegas e com baixa visão, teclas antiaderentes, números em alto-relevo com alfabeto em braille e a possibilidade de contar com um acompanhante de confiança na cabine de votação, desde que este não esteja a serviço da Justiça Eleitoral ou vinculado a qualquer coligação ou partido político. A entrada do acompanhante será permitida apenas com a autorização do presidente da mesa receptora de votos.
Fonte: Avoador