Professora mostra como seriam alunos em profissão dos sonhos
Publicado em 13/08/2024 | 119 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Uma professora da rede pública da cidade de Pilar (AL) teve uma ideia criativa para uma dinâmica em sala de aula com os alunos. Utilizando uma ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa, Milena Rosseli, 25, conseguiu concretizar em uma foto como seus alunos da turma do 2° ano do ensino fundamental seriam em sua profissão dos sonhos. Segundo ela, a “cápsula do tempo” foi uma surpresa e tinha como intenção incentivá-los a conquistar seus objetivos.
“Estávamos estudando uma atividade sobre profissões e futuro, e eu uso muito a IA para fazer edições pessoais minhas. Então pensei o quanto seria útil usar com os meus alunos para incentivar eles a seguirem seus sonhos”, conta Milena em entrevista.
No dia anterior, Milena chamou cada um deles e tirou uma foto, para que já pudesse fazer a edição na ferramenta de IA durante a noite. “Eu não combinei nada, peguei eles de surpresa. Apenas cheguei no outro dia com tudo pronto e expliquei pra eles que iria mostrar através da IA a foto deles adultos para terem certeza que são capazes de chegar onde quiserem através dos estudos”, explica. “Eles amaram! Pularam muito e ficaram muito felizes, muitos pediram aos pais para fazer um quadro com a sua foto.”
Um vídeo com a reação de cada aluno foi publicado pela docente no TikTok e fez sucesso: o registro já conta com mais de 400 mil visualizações e 74 mil curtidas. Dentre as profissões escolhidas, as crianças aparecem como futuros advogados, pilotos, aeromoças, bombeiras e até policiais.
Educação com leveza
Em seu perfil (@prof.milena0), Milena compartilha outras dinâmicas criativas que faz junto de seus alunos em sala de aula. Um dos vídeos, que chegou a atingir cinco milhões de visualizações, registra a reação das crianças ao ouvirem de suas mães, por meio de áudios, o quanto são amados por elas. Em outro, a professora reúne as crianças para ligarem para os pais e dizerem “eu te amo”. Ambos tiram reações emocionantes dos pequenos, entre choros e sorrisos.
“Eu costumo sempre incluir a família dentro da sala de aula, para mim é primordial os alunos saberem que tem seus pais presentes. Como meus alunos estudam integral, às vezes falta tempo de ter esse contato com os pais dizer uma simples palavra, um ‘te amo’. Então tive a ideia de criar essa aula para eles saberem que mesmo com os pais trabalhando, eles estão presentes”, conta. “A família é a base mais importante para construir um ser humano eu prezo muito isso. Acredito que família e escola é uma parceria de sucesso”, conclui.
Fonte: Revista Crescer