PT e MDB oficializaram candidaturas à Prefeitura de Conquista


Publicado em 06/08/2024 | 225 Impressões | Escrito por Renato Abreu


PT e MDB oficializaram candidaturas à Prefeitura de Conquista

No sábado (03/08), duas chapas que disputaram a Prefeitura de Vitória da Conquista nas eleições municipais de 2024 realizaram suas convenções partidárias para oficializar as candidaturas ao executivo. Waldenor Pereira (PT) e Luciana Silva (PSB) estiveram no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito, às 9h. No mesmo dia, Lucia Rocha (MDB) e o Delegado Marcos Vinícius (PODE) participaram da convenção no Centro de Convenções Divaldo Franco, às 18h.

A atual prefeita Sheila Lemos (UB) já havia realizado sua convenção em 20 de julho, no Olimpo Palace. Sua candidatura era uma coligação formada pelos partidos União Brasil, REP, PSDB, PL, PP, PDT e PRD. A convenção contou com a presença do vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do deputado federal Paulo Azi, que também era presidente estadual do União Brasil, e de Irma Lemos, presidente do partido em Vitória da Conquista.

Outro candidato que já havia oficializado sua candidatura foi o advogado Marcos Adriano (Avante), com sua vice Ariana Mota em 24 de julho. A chapa não contou com coligações.

A convenção “Muda Conquista” teve a participação da Frente União e Reconstrução por Conquista, composta pelos partidos PT, PCdoB, PV, PSB, PSD, PSOL e Rede. Para o seu pré-candidato à Prefeitura de Conquista, Waldenor Pereira, a convenção foi o momento de mostrar à cidade como seria a organização de campanha e suas propostas. “Nossa expectativa foi a melhor possível. Nós ouvimos muito a população, as pessoas queriam mudanças. Então fizemos uma grande celebração da união e da força de quem estava nessa caminhada para que a nossa cidade voltasse a ser uma Conquista de todos.”

Já Lúcia Rocha participou da convenção da Mãe, que contou com as coligações dos partidos (MDB, PRTB e PODE). A vereadora por Conquista destacou que o evento foi uma grande festa e reafirmou o compromisso com a população de Vitória da Conquista. “Vamos juntos fazer a cidade que nossa gente merece.”

O prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a realização das convenções partidárias foi 5 de agosto, segunda-feira. Esses eventos, que fizeram parte do processo que culminará nas eleições municipais de 2024, foram encontros onde os partidos políticos escolheram e oficializaram seus candidatos para as eleições, definiram coligações e discutiram as diretrizes das campanhas eleitorais. Eles ocorreram presencialmente, virtualmente ou de forma híbrida.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a convenção partidária é um requisito legal indispensável para que os partidos pudessem registrar oficialmente seus candidatos junto à Justiça Eleitoral.

Processo eleitoral

Em 2024, as eleições municipais ocorrerão todo o país. O primeiro turno do pleito foi marcado para 6 de outubro e, caso houver segundo turno, este ocorrerá até o dia 27. A votação será aberta a partir das 8h da manhã, com encerramento às 17h.

Vitória da Conquista possuía o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, com três zonas eleitorais, 143 locais de votação e 759 seções eleitorais. De acordo com os dados registrados no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) em 2024, 257.784 eleitores estavam aptos a votar, representando um aumento de 2,74% em relação às eleições municipais de 2020. Deste total, as mulheres representavam 54%, com 138.890 do eleitorado, e os homens 46,12% do total, com 118.894 votantes. Ao todo, 101 eleitores utilizaram nomes sociais em seus títulos na cidade.

Fonte: Aviador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram