Reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural


Publicado em 30/07/2024 | 146 Impressões | Escrito por Renato Abreu


Reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural

O PARQUE DOS LENÇÓIS MARANHENSES FOI RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.

Criado há mais de 40 anos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica a mais ou menos 4 horas e meia de São Luís, capital do Maranhão. É o maior campo de dunas da América Latina, cobrindo uma área de 155 mil hectares. Suas lagoas enchem os olhos dos visitantes por sua beleza única e, agora, com o reconhecimento da UNESCO e o título de Patrimônio Natural da Humanidade, muito mais gente vai querer conferir o que eu estou dizendo ao vivo e a cores!

O senador Weverton, do PDT maranhense, acredita que o reconhecimento internacional reforça a importância da região e abre novas possibilidades para o turismo e o desenvolvimento sustentável local:

“Um título que sem dúvida nenhuma vai ajudar ainda mais no turismo, fortalecer a preservação, a fortalecer as comunidades locais, a todos os trabalhadores e trabalhadoras que ajudam a movimentar essa importante cadeia, que sem dúvida nenhuma ajudar a gerar emprego, e claro, desenvolvimento para a região.”

Famoso por suas dunas de areia branca e lagos de água cristalina, o Parque atrai turistas de todo o mundo. Segundo o Ministério do Turismo, os Lençóis Maranhenses são o quarto destino turístico mais desejado pelos brasileiros este ano.

A inclusão do Parque na lista de Patrimônio Mundial se baseia em sua beleza natural, características geológicas e a conservação de habitats para a biodiversidade. Durante a reunião, o comitê descreveu os Lençóis Maranhenses como um lugar “excepcional” e “de tirar o fôlego”.

Com essa conquista, o Brasil agora conta com 24 títulos de Patrimônio Mundial, sendo 15 culturais, 8 naturais e um misto. É a primeira vez em 23 anos que o país ganha um título de Patrimônio Natural. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

Fonte: Rádio Senado

 

 

 

 

 

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram