Mau resultado do Brasil no Pisa e o baixo investimento na educação
Publicado em 26/07/2024 | 281 Impressões | Escrito por Renato Abreu
O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) revelou que 54% dos estudantes brasileiros de 15 anos apresentam baixa capacidade de pensamento criativo. Além disso, 73% dos alunos possuem desempenho insatisfatório em matemática, e aproximadamente 50% e 55% dos estudantes obtiveram resultados abaixo do esperado em leitura e ciências, respectivamente.
Importância e Relevância
Desempenho no Pisa: O resultado do Pisa é um indicador importante da qualidade da educação no Brasil, destacando deficiências significativas na formação dos jovens brasileiros.
Impacto da Progressão Continuada: O sistema de progressão continuada, embora reduza a evasão escolar, não tem sido eficaz para garantir a qualidade da educação.
Investimento em Educação: O baixo investimento público em educação é um fator crucial que contribui para os resultados insatisfatórios. O Brasil investe menos de 4% do PIB em educação pública, enquanto a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) era de 10% até 2024.
Problemas Identificados
Baixa Capacidade de Pensamento Criativo: A maioria dos estudantes brasileiros não desenvolve adequadamente habilidades de pensamento criativo, conforme os critérios da OCDE.
Desempenho em Matemática, Leitura e Ciências: O desempenho insatisfatório em áreas fundamentais do conhecimento compromete a formação dos jovens.
Eficácia da Progressão Continuada: A progressão continuada não tem alcançado os resultados esperados em termos de aprendizado, apesar de reduzir a evasão escolar.
Investimento Insuficiente: O financiamento inadequado é uma barreira significativa para melhorias na educação pública, com investimentos reais abaixo do necessário.
Pensamento Criativo: 54% com baixa capacidade
Desempenho em Matemática: 73% insatisfatório
Desempenho em Leitura: 50% abaixo do esperado
Desempenho em Ciências: 55% abaixo do esperado
Investimento em Educação: < 4% do PIB
Meta de Investimento (PNE): 10% do PIB até 2024
O mau desempenho do Brasil no Pisa está fortemente ligado ao baixo investimento na educação pública. Apesar da redução da evasão escolar através da progressão continuada, a qualidade do ensino permanece insuficiente. Para alcançar melhorias significativas, é essencial aumentar o investimento em educação pública para atingir os 10% do PIB estabelecidos pelo PNE. Sem um financiamento adequado, as iniciativas educacionais enfrentarão sérias dificuldades para serem efetivas, perpetuando o ciclo de resultados insatisfatórios e comprometendo o futuro dos jovens brasileiros.
Fonte: Ulme