Com maquininhas, vendas não foram impactadas por apagão cibernético
Publicado em 22/07/2024 | 132 Impressões | Escrito por Renato Abreu
O apagão cibernético, que provocou instabilidade em bancos e fez clientes do Bradesco irem às agências realizar operações simples, não afetou o comércio de rua na manhã de sexta-feira (19) em Salvador. Na Avenida Sete, no Centro e na Joana Angélica, a reportagem ouviu comerciantes que contavam com as maquininhas nos poucos casos em que clientes enfrentaram problema para pagar.
Foi o caso de Silvana Santos, 35 anos, que vende frutas na feira da Joana Angélica. "Desde de manhã, só uma cliente teve problema para pagar com o PIX dela do Bradesco. Tentou uns minutos e nem conseguia entrar no APP. Porém, depois de desistir, ela passou na máquina mesmo", contou a feirante.
No Bradesco, além do problema com o aplicativo, houve uma queda de sistema por conta do apagão que afetou os serviços nas agências. A única exceção foi o autoatendimento, onde clientes do banco conseguiram realizar saques, depósitos, transferências e solicitar extratos.
Houve clientes de outros bancos que passaram por problemas no aplicativo e, em consequência, no pagamento por PIX. Inicialmente, além do Bradesco, os bancos PAN, Next e Neon. Ambulantes, porém, relataram dificuldades dos clientes do Nubank para realizar transações por PIX.
Márcio Barbosa, 24 anos, vende películas para telas de celular e contou que ficou 10 minutos esperando o cliente efetuar o pagamento de uma película. "Ele queria pagar no PIX, mas o Nubank estava com instabilidade. Por conta da taxa, insistiu por um tempo, mas não conseguiu e acabou pagando na maquininha", relatou.
Clientes do Banco do Brasil, Caixa Econômica, Itaú e outras instituições financeiras não encontraram dificuldade com aplicativo ou serviços nas agências.
Fonte: Correio