Escola brasileira está entre as 10 melhores do mundo
Publicado em 25/06/2024 | 50 Impressões | Escrito por Renato Abreu
A Fundação Dom Cabral se destaca como uma das melhores instituições de educação executiva do mundo, segundo o Financial Times.
A Fundação Dom Cabral (FDC), instituição de educação brasileira, consolidou-se entre as 10 melhores escolas de educação executiva do mundo, conforme renomado ranking do Financial Times.
A FDC é o único colégio brasileiro que se mantém entre os 10 primeiros do ranking desde 2005.
Ocupando a 5ª posição em programas abertos e a 10ª em programas customizados, a FDC demonstra sua capacidade de oferecer educação de alta qualidade, alinhada às necessidades de indivíduos e organizações globais.
Metodologia do ranking do Financial Times
O ranking do Financial Times é amplamente reconhecido por sua rigorosa metodologia, que avalia escolas de educação executiva em duas principais categorias: programas abertos e programas customizados.
Programas abertos são de curta e média duração, oferecidos a alunos individuais, cobrindo diversos temas de gestão e negócios.
Já os programas customizados são desenvolvidos especificamente para atender às necessidades de organizações.
A análise dos rankings se baseia principalmente na percepção dos participantes e clientes, correspondendo a 80% dos resultados.
Tais critérios incluem a preparação do programa, formato do curso, qualidade do corpo docente, métodos de ensino, materiais didáticos, desenvolvimento de novas competências, acompanhamento dos objetivos alcançados e custo-benefício.
Os 20% restantes derivam de dados quantitativos fornecidos pelas escolas, como crescimento em receita, número de participantes, programas internacionais e diversidade do corpo docente.
Destaques da Fundação Dom Cabral
Desde sua primeira participação no ranking em 2005, a Fundação Dom Cabral tem se destacado.
Em 2024, o colégio subiu duas posições em programas abertos e uma em programas customizados em relação ao ano anterior.
Programas Abertos
Métodos de ensino: a FDC ocupa a 3ª posição, destacando-se pelo uso de materiais didáticos contemporâneos e uma combinação eficaz de rigor acadêmico e relevância prática;
Corpo docente: a qualidade do ensino levou a FDC da 8ª para a 2ª posição;
Desenho do programa: flexibilidade e adequação do tamanho das turmas fizeram a escola alcançar a 1ª posição;
Aprendizado de novas competências: a relevância das habilidades ensinadas e a facilidade de implementação garantiram a 5ª posição.
No ano de 2023, a FDC, após as análises, ocupava a 7ª posição do Ranking do Financial Times:
Em 2024, a FDC subiu para a 5ª posição no Ranking de Programas Abertos:
Programas Customizados:
Desenho do programa: a flexibilidade e a disposição de complementar o corpo docente com especialistas garantiu a 4ª posição;
Corpo docente: subiu da 5ª para a 4ª posição devido à qualidade e coesão no ensino;
Custo-benefício: melhorou da 8ª para a 7ª posição.
No ano de 2023, a FDC ocupava a 11ª colocação no fim das análises dos parâmetros:
No levantamento de 2024, a FDC subiu para a 10ª colocação nos Programas Customizados:
História da Fundação Dom Cabral
Fundada em 1976, a Fundação Dom Cabral iniciou sua trajetória com o objetivo de promover a educação e o desenvolvimento de líderes empresariais.
Ao longo dos anos, a FDC expandiu sua atuação, estabelecendo parcerias internacionais e desenvolvendo programas inovadores que combinam rigor científico e aplicabilidade prática.
Com um corpo docente qualificado, a FDC se destaca por oferecer experiências de aprendizagem que preparam líderes para enfrentar desafios complexos do mundo contemporâneo.
Antonio Batista da Silva Junior, presidente executivo da FDC, afirmou:
“É uma honra e uma conquista estar — e se manter — entre as melhores escolas que fazem a diferença no mundo. E, em mais um ano, o resultado dos Rankings de Educação Executiva reconhece o esforço de toda a equipe, com pessoas muito competentes e guiadas pelo propósito de desenvolver lideranças responsáveis e organizações prósperas.
Nesta edição 2024, os Rankings também atestam a nossa capacidade de adaptação em um contexto de grandes transformações no mundo.
A nossa escola demonstrou que estamos preparados para atender a complexidade dos novos tempos e mobilizados para contribuir com o enfrentamento dos desafios que vêm ameaçando a prosperidade social, econômica e ambiental do planeta”, conclui o presidente executivo da instituição.
Fonte: Escolaeducacao