Autor do PL do Aborto recua e diz que projeto terá “alguns meses de debate”
Publicado em 20/06/2024 | 128 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Sóstenes Cavalcante afirmou que não abrirá mão do objetivo principal do texto “que é defender a vida do bebê”
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), principal autor do projeto de Lei 1904/24, que tem sido chamado de “PL do Aborto”, recuou em sua posição de que a matéria estava pronta para ser pautada na Câmara dos Deputados e afirmou que haverá “meses de debate” antes da votação.
“Nós vamos ainda aprimorar todos os âmbitos que forem necessários, mas não abriremos mão do cerne do projeto que é defender a vida do pequeno bebê. Isso é prioridade para todos nós. Dito isso, nós teremos mais alguns meses de debate até a votação, até a maturidade de todos”, disse o parlamentar na quarta-feira (19).
A declaração foi dada durante coletiva das frentes Evangélica e Católica da Câmara para falar sobre o projeto e anunciar o novo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
Na semana passada, dias após o texto que propõe equiparar as penas para o crime de aborto acima de 22 semanas de gestação ao homicídio simples ter urgência aprovada pela Casa legislativa, Sóstenes chegou a falar sobre o acordo selado com o presidente da Câmara em relação ao tema.
“O projeto ganhou o apoio na Câmara da bancada bolsonarista. Há um compromisso do [presidente da Câmara] Arthur Lira com a Frente Evangélica de que ele pautaria [o projeto de lei]”, disse o deputado na ocasião.
A expectativa do parlamentar era de que o projeto fosse votado em plenário em até duas semanas.
Após ampla repercussão do tema, a decisão de adiar a votação do texto foi tomada por Lira após reunião com líderes partidários na terça-feira (18), segundo relato de interlocutores.
Fonte: CNN BRASIL