Temporais no RS: em quatro dias, estado tem o triplo de chuvas, 13 mortes e alerta para mais inundações


Publicado em 02/05/2024 | 286 Impressões | Escrito por Thiago Félix


Temporais no RS: em quatro dias, estado tem o triplo de chuvas, 13 mortes e alerta para mais inundações

Previsão para os próximos dias alerta para chuvas e cheias na Região Central e vales dos rios Taquari, Caí e Pardo. Governador Eduardo Leite reconheceu dificuldade em resgatar pessoas isolada; há 21 desaparecidos.

O volume de chuva que caiu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos quatro dias equivale a três vezes a média para esta época do ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os temporais deixaram 13 mortos e 21 desaparecidos, conforme as atualizações mais recentes da Defesa Civil e da Polícia Civil.

A 11ª vítima, uma adolescente de 17 anos, teve o corpo localizado pela Polícia Civil após um deslizamento de terra em Santa Maria, na Região Central do RS. A identidade dela não foi divulgada. A morte ainda não consta no balanço da Defesa Civil.

Santa Maria, na Região Central do estado, foi a cidade com o maior volume de chuva em todo o estado nos últimos dias. Foram 436,2 milímetros, o triplo do normal para um mês, que é de 140 milímetros, aproximadamente, explica Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet. O município já registrou uma morte.

A Climatempo projeta mais chuva, nesta quinta (2), para a região de Santa Maria, além dos vales dos rios Taquari, Caí e Pardo, Região Metropolitana, Serra, Norte e Noroeste. A previsão de instabilidade vai até domingo (5).

Em coletiva de imprensa, o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), relatou na noite dessa quarta (1º) dificuldade em resgatar quem está isolado, principalmente na região de Santa Maria e nos vales (regiões em que os rios e os municípios são cercados por morros e elevações, dificultando o escoamento da água).

Além da chuva, que persiste, o alto volume dos rios dificulta o deslocamento das equipes de busca.

"Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates, porque está muito mais disperso nesse evento climático que a gente está vivenciando. E com dificuldades, porque ali as chuvas não cessam. O estado tem tido dificuldades para acessar as localidades", diz Leite.

'Nós não teremos capacidade de fazer todos os resgates', diz Leite sobre temporais no RS

Em mapas divulgados pela Defesa Civil, é possível ver os municípios que devem ser mais atingidos pelas cheias dos rios nos próximos dias (confira a lista abaixo) e os rios, em roxo e vermelho, com risco de enchente.

Um levantamento feito pelo Ogimet, um serviço meteorológico internacional com base em mais de 6,6 mil estações em vários países, colocou Santa Maria, Bento Gonçalves e Soledade como as cidades que mais registraram chuva no mundo nos últimos dias.

O Vale do Taquari, atingido pelos temporais desta semana, foi a mesma região afetada pelo ciclone seguido de enchentes em setembro de 2023. Ao todo, 54 pessoas morreram na época e quatro ainda seguem desaparecidas.

Lista de cidades sob risco de cheias:

Agudo

Alegrete

Arroio do Meio

Bom Princípio

Bom Retiro do Sul

Cachoeira do Sul

Campo Bom

Candelária

Canudos do Vale

Cerro Branco

Colinas

Cruzeiro do Sul

Encantado

Estrela

Feliz

Forquetinha

General Câmara

Harmonia

Jaguari

Lajeado

Marques de Souza

Montenegro

Muçum

Novo Cabrais

Novo Hamburgo

Paraíso do Sul

Pareci Novo

Parobé

Pouso Novo

Relvado

Restinga Sêca

Rio Pardo

Roca Sales

Santa Cruz do Sul

Santa Tereza

São Jerônimo

São Leopoldo

São Sebastião do Caí

São Sepé

Sinimbu

Taquara

Taquari

Travesseiro

Triunfo

Vale do Sol

Vale Real

Venâncio Aires

Vera Cruz

Temporais no RS

Os temporais, que atingem a região desde segunda-feira (29), deixaram 13 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos, segundo a Defesa Civil. Ao todo, foram registrados problemas em 134 municípios.

Conforme o mais recente boletim, 44,6 mil pessoas foram atingidas pelos efeitos do mau tempo. São 8,3 mil moradores fora de casa. São 3.079 em abrigos e 5.257 desalojados (na casa de familiares ou amigos).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta. Ele disse que oito helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) estão preparados para atuar no estado e aguardam condições meteorológicas para voarem. Na terça (30), a Aeronáutica enviou helicópteros, mas a operação foi difícil em razão das condições climáticas.

Na noite de quarta, o governo anunciou a suspensão das aulas para 700 mil estudantes de toda a rede pública estadual. A medida vale na quinta (2) e na sexta-feira (3) em escolas de todo o Rio Grande do Sul.

 


Fonte: G1

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram