Cidades mais perigosas do Brasil: conheça a lista e entenda como se proteger
Publicado em 30/04/2024 | 47 Impressões | Escrito por Thiago Félix
Num cenário crescente de violência no Brasil, é importante conhecer as cidades mais perigosas do país e, principalmente, entender como se proteger
O tópico sobre violência e cidades mais perigosas do Brasil vem de um problema estrutural muito forte e tem causado cada vez mais medo entre os cidadãos brasileiros. Esse cenário, ainda, acarreta prejuízos econômicos estrondosos e compromete fortemente a qualidade de vida da nossa população.
Num olhar mais abrangente, o Brasil também é visto internacionalmente e é comum a busca de ranking das cidades mais perigosas do Brasil.
Numa perspectiva geral, essa violência está correlacionada à corrupção de instituições públicas, principalmente quando se fala em educação e segurança. Não é coincidência que a busca por seguro de vida, hoje, tem crescido cada dia mais, vindo de uma preocupação muito válida dos brasileiros de se proteger e proteger seus familiares.
Quais as causas da violência no Brasil?
O problema da violência no Brasil não é de hoje. Muito pelo contrário, ele está ligado diretamente com a colonização do país, onde a imposição cultural europeia naquela época tratava de forma excludente a realidade, individualidade e religião dos cidadãos. Em outras palavras, na medida que há exclusão de um determinado grupo, este que não terá acesso aos mesmos serviços que a maioria, se cresce a miséria, a insatisfação, e assim, a violência se inicia.
E a realidade, infelizmente, é assim, onde há uma concentração de riqueza para um grupo de elite, também há a miséria de pessoas sem educação, sem emprego, e sem comida. A violência nessa perspectiva começa no momento em que as condições de vida têm um nível de desigualdade altíssimo para um grupo de cidadãos.
Quais as consequências da violência no Brasil?
A exposição contínua da violência gera inúmeras consequências no ranking das cidades mais perigosas do Brasil, que vão desde o âmbito social quanto individual. O desenvolvimento econômico das áreas mais afetadas causa prejuízos quase que irreparáveis na saúde pública ou mesmo para saúde física e psicológica das pessoas, uma vez que em situações de trauma as pessoas estão suscetíveis a desenvolver diversos problemas adversos.
E qual a cidade mais perigosa do Brasil atualmente?
Em lista que leva em consideração os municípios com mais de 100 mil habitantes, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra quais são as 50 cidades mais violentas do Brasil.
O ranking leva em consideração as mortes intencionais divulgadas pelas secretarias oficiais de cada estado. Segundo dado divulgado em 2023, a Bahia leva quatro dos primeiros municípios mais violentos do país, que são:
Jequié, sendo a cidade mais perigosa do Brasil atualmente;
Santo Antônio de Jesus
Simões Filho
Camaçari
Ranking das cidades mais perigosas do Brasil: Veja a lista
No ranking divulgado pelo fórum Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ainda estão 46 outros municípios considerando a taxa de Mortes Violentas Intencionais.
Jequié (BA)
Santo Antônio de Jesus (BA)
Simões Filho (BA)
Camaçari (BA)
Cabo de Santo Agostinho (PE)
Sorriso (MT)
Altamira (PA)
Macapá (AP)
Feira de Santana (BA)
Juazeiro (BA)
Teixeira de Freitas (BA)
Salvador (BA)
Mossoró (RN)
Ilhéus (BA)
Itaituba (PA)
Itaguaí (RJ)
Queimados (RJ)
Luís Eduardo Magalhães (BA)
Eunápolis (BA)
Santa Rita (PB)
Maracanaú (CE)
Angra dos Reis (RJ)
Manaus (AM)
Rio Grande (RS) -
Alagoinhas (BA)
Marabá (PA)
Vitória de Santo Antão (PE)
Itabaiana (SE)
Caucaia (CE)
São Lourenço da Mata (PE)
Santana (AP)
Paragominas (PA)
Patos (PB)
Paranaguá (PR)
Parauapebas (PA)
Macaé (RJ)
Caxias (MA)
Parnaíba (PI)
Garanhuns (PE)
São Gonçalo do Amarante (RN)
Alvorada (RS)
Jaboatão dos Guararapes (PE)
Duque de Caxias (RJ)
Almirante Tamandaré (PR)
Castanhal (PA)
Campo Largo (PR)
Porto Velho (RO)
Ji-Paraná (RO)
Belford Roxo (RJ)
Marituba (PA)
Fonte: Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com as 50 cidades mais perigosas do Brasil
Como se proteger?
Num cenário de violência que atinge o Brasil como um todo, é necessário algum cuidado para aumentar a segurança pessoal e das pessoas ao seu redor, sejam eles familiares, amigos ou conhecidos.
Esteja ciente do ambiente que frequenta: é importante observar as pessoas e situações ao seu redor.
Dirigir com as portas trancadas, especialmente em semáforos ou em trânsito lento
Reforce a segurança da sua casa, com fechaduras, alarmes e câmeras
Informações pessoais: tome cuidado ao compartilhar informações pessoas, localização e outros dados nas redes sociais
Aplicativos de segurança: hoje existem apps que permitem compartilhar sua localização com familiares ou amigos e que podem enviar alertas em caso de emergência.
Cobre sua cidade de políticas públicas, apoiando e cobrando medidas eficazes de segurança e desenvolvimento na hora de votar
Políticas públicas de segurança apoiar e cobrar políticas públicas eficazes de segurança e desenvolvimento social.
Adquira um seguro de vida
Entender o que é seguro de vida é um passo importante para garantir segurança para si mesmo e para seus dependentes e para você que está pesquisando o ranking das cidades mais perigosas do Brasil. O seguro de vida oferece um suporte financeiro em situações de enfermidades graves, acidentes, incapacidade ou óbito.
O seguro de vida pode respaldar diferentes tipos de situações tanto para você quanto para sua família ou dependentes. Ele te protege de imprevisibilidades e proporciona mais controle sobre o seu futuro.
Seguro de vida Azos!
Acesse nosso site e conheça o seguro de vida: como funciona e proteja o futuro de quem você se importa.
Quem somos nós? Somos uma empresa brasileira de tecnologia voltada para o mercado de seguros, cuja missão é desburocratizar a venda de seguros de vida oferecendo produtos excelentes com preço justo e transparência em todo o processo, com atuação desde 2021!
Garanta mais segurança e previsibilidade com o Seguro de Vida Azos.
Fonte: AZOS Blog