Mais 75 municípios da Bahia estão prontos para receber o sinal 5G
Publicado em 15/03/2024 | 320 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Nesta quarta-feira, 13 de março, em uma reunião ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI), foi deliberado que as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 395 municípios de seis estados brasileiros a partir do dia 18 de março.
“Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, lembrou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Na Bahia, 75 municípios foram incluídos nesta fase de liberação. A lista engloba cidades como Água Fria, Alcobaça, Anagé, Barra do Rocha, Belo Campo, Cândido Sales, Catu, Conceição de Feira, Governador Mangabeira, Mucuri, Nova Viçosa, Planalto, Ribeirão do Largo, Santo Estevão, Taperoá entre outras.
Além da Bahia, municípios dos estados Goiás, Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Piauí foram beneficiados com a decisão. A partir de agora, um total de 3.678 municípios estão liberados para a utilização da faixa de 3,5 GHz para o 5G standalone , beneficiando cerca de 181,3 milhões de brasileiros, o que representa aproximadamente 85% da população do Brasil.
No entanto, é importante ressaltar que a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes 5G nessas localidades. Cada prestadora precisará planejar individualmente a instalação das estações de quinta geração.
Essa decisão segue as diretrizes do Edital do 5G e abrange municípios onde a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku já foi iniciada pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz ( Siga Antenado ). A conclusão das ações necessárias para a desocupação da faixa por sistemas do Serviço Fixo por Satélite (FSS) também foi considerada, com a instalação de filtros para a mitigação de interferências em todas as estações do FSS impactadas.
A transmissão da TV por meio da Banda Ku promete proporcionar maior qualidade de áudio e vídeo, mais diversidade de conteúdo disponível, além de contar com uma antena parabólica menor e imune à interferência do 5G, representando um avanço significativo na infraestrutura de comunicação do país.
Quem recebe as transmissões da TV Aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências na faixa de 3,5 GHz.
Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à entidade Siga Antenado.
É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.
Segue abaixo a lista com os 395 municípios em que as prestadoras poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.
fonte:agenciasertao