Padeiro: mercado de trabalho oferece 140 mil vagas que não consegue preencher
Publicado em 28/02/2024 | 110 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Padeiro: mercado de trabalho oferece 140 mil vagas que não consegue preencher
Na capital paulista, o Sindicato das Panificadoras criou um programa para contratar profissionais com mais de 50 anos. Em Campinas, cursos de panificação também estão abertos para gente nessa faixa etária.
Por Jornal Nacional.
Padarias estão sofrendo com a falta de um profissional indispensável
Milhares de vagas de trabalho estão disponíveis no Brasil por falta de candidatos. Parece que ninguém mais quer ser padeiro.
Pão quentinho, quem resiste? Mas está faltando quem bote a mão na massa.
“Hoje, nós temos muita dificuldade para contratar padeiro, é um cargo técnico que não tem no mercado’, diz a proprietária Auriane Maciel.
Também faltam confeiteiros e até atendentes. Um levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Panificação mostra que, no Brasil, há 140 mil vagas abertas – 40 mil só no estado de São Paulo. A situação se repete em ao menos cinco estados. Em Campinas, a defasagem é de 2 mil profissionais e os donos de padaria estão reaproveitando funcionários de outras áreas.
A escassez de mão de obra gera oportunidades. José Antônio Vieira Neves veio da Bahia para trabalhar na limpeza de uma padaria. Há um ano, começou a fazer cursos, passou para forneiro, ajudante de padaria e padeiro. O salário dobrou.
“Foi muito melhor para mim, porque aqui eu tive oportunidade de aprender mais, e evoluir mais. Eu não esperava isso, ser padeiro um dia”, conta.
O Luciano também era da limpeza. Virou confeiteiro e, mesmo com realocação de funcionários para garantir a produção, a padaria em Campinas precisa de mais gente.
fonte:g1.globo