Asteroide ‘potencialmente perigoso’ passa perto da Terra nessa sexta (02)
Publicado em 02/02/2024 | 339 Impressões | Escrito por Renato Abreu
Nesta sexta-feira (02), a Terra terá a visita de um asteroide classificado pela NASA como potencialmente perigoso. Denominado 2008 OS7, o objeto espacial possui um diâmetro de 271 metros, aproximadamente o tamanho do estádio do Maracanã, com passagem prevista pelo nosso planeta às 11h41, no horário de Brasília. Apesar de sua imponência, os astrônomos garantem que ele passará a uma distância segura de 2,85 milhões de quilômetros do nosso planeta, sem oferecer risco de colisão.O 2008 OS7 estará em movimento a uma velocidade impressionante de cerca de 66 mil km/h, de acordo com dados da NASA. Sua órbita altamente elíptica significa que não segue uma trajetória uniforme ao redor do Sol. Quando foi descoberto em 2008, o asteroide estava a uma distância de aproximadamente 90 milhões de quilômetros da Terra, mais de 30 vezes mais distante do que estará nesta sexta-feira.A nova passagem do 2008 OS7 poderá ser observada pelo projeto Telescópio Espacial, a partir das 15h desta sexta-feira.
Conforme critérios da agência espacial dos Estados Unidos, são considerados potencialmente perigosos os objetos com mais de 140 metros de diâmetro que se aproximam da Terra a uma distância de pelo menos 7,5 milhões de quilômetros. Em caso de impacto, asteroides dessa categoria podem desencadear tsunamis devastadores, terremotos e outros efeitos secundários que se estenderiam além da área de colisã
A NASA mantém um monitoramento constante de cerca de 25 mil asteroides potencialmente perigosos. A estimativa é que a Terra seja atingida por um desses objetos a cada 20 mil anos. Atualmente, o asteroide que representa o maior risco é o Bennu, com uma chance em 2.700 de atingir a Terra no ano de 2182.
fonte:terra