Publicado em 17/01/2024 | 66 Impressões | Escrito por Renato Abreu
A sensibilidade dentária é mais comum do que se imagina e ela ocorre quando a dentina fica exposta. Nossos dentes possuem nervos - chamados de polpa dentária - que são responsáveis pela vitalidade dos nossos dentes. Esses nervos são protegidos pela dentina, que, por sua vez, é protegida pelo esmalte. Assim, quando se tem um desgaste dessas estruturas, o nervo é diretamente afetado.
O principal sintoma da sensibilidade é a sensação incômoda e, às vezes, dolorida ao se consumir alimentos quentes, frios e ácidos. Em casos mais extremos, apenas inspirar e expirar pela boca já leva à sensibilidade.
São diversos os fatores que podem ocasionar esse processo e vão desde o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, uma escovação muito forte, como também doenças estomacais, bruxismo, cárie, doenças periodontais, retração gengival e fraturas. A boa notícia é que a sensibilidade pode ser tratada!
O tratamento vai ser indicado pelo dentista, e por isso, é muito importante, ao identificar os primeiros sintomas, procurar ajuda profissional. Ignorar o problema, além do convívio com a dor, pode agravar a situação de forma mais complexa, chegando a precisar de cuidados ambulatoriais ou hospitalares.
Como prevenir a sensibilidade dentária?
O primeiro passo é ter uma boa higiene bucal e, ao fazer a escovação, usar escovas de cerdas macias, sempre fazendo movimentos leves. Além disso, modere o seu consumo de alimentos e bebidas ácidas, principalmente os industrializados e alcoólicos.
E, o mais importante, é claro, acompanhamento odontológico para estar sempre em dia com a sua saúde bucal. Assim, é possível ter um sorriso bonito, saudável e livre do desconforto causado pelos dentes sensíveis.
Comente sobre o que leu e compartilhe