Publicado em 10/01/2024 | 322 Impressões | Escrito por Renato Abreu

Profilaxia dentária: como é feita e quais os seus benefícios?

Conhece aquele ditado: “prevenir é melhor do que remediar”?

 Quando o assunto é saúde bucal, esse ditado nos mostra que a prevenção é sempre o melhor remédio. Por que esperar os problemas aparecerem, para buscar uma solução, quando você pode fazer isso antes?

O que é a profilaxia dentária e para quê ela serve?

A profilaxia dentária é a limpeza profissional dos dentes, aquela realizada no consultório do dentista.

O objetivo é remover a placa bacteriana, limpar os dentes e até eliminar manchinhas mais superficiais.

 

Quem pode fazer a profilaxia?

Todos os pacientes podem realizar a profilaxia dentária, seja crianças, idosos, gestantes, pessoas que utilizam aparelhos ortodônticos, entre outros.

 

No entanto, os procedimentos necessários durante a limpeza podem mudar de acordo com a faixa etária e os casos particulares de cada paciente. Por isso, a profilaxia é personalizada para cada um que vai até o consultório.

Qual é a importância de uma boa profilaxia dentária?

Sabe quais os benefícios de investir em prevenção nos cuidados com o sorriso?

• Sorriso mais bonito

A beleza do sorriso é praticamente garantida com a profilaxia feita regularmente. Ela evita o acúmulo de placa bacteriana e as suas consequências — dentre elas, o desenvolvimento de doenças periodontais, gengivite, cárie, tártaro e outros problemas.

 

• Combate ao mau hálito

Ninguém quer sofrer com mau hálito, isso é um fato! Então, uma boa limpeza com os cuidados diários são essenciais para evitar o acúmulo de bactérias na boca, o que produz um odor desagradável e até pode prejudicar a sua autoestima.

 

• Melhora da mastigação

Quando perdemos dentes, acabamos tendo a mastigação prejudicada. Isso gera uma reação em cadeia que atrapalha até mesmo o processo de digestão, que se inicia a partir da trituração de alimentos na boca.

 

Já imaginou? Melhor prevenir!

• Prevenção de dores

Quem já teve dor de dente, sabe: ela não é nada sutil e chega para derrubar. Então, nada melhor do que evitar esse tipo de situação, prevenindo o surgimento de cáries e preservando a integridade dos dentes.

• Dentes sem manchas

Um sorriso bonito é, também, um sorriso branquinho e livre de manchas. Em casos mais simples e superficiais, a profilaxia ajuda muito na remoção de pigmentação causada pelo dia a dia.

• Redução da necessidade de procedimentos mais invasivos

Quando uma cárie surge no dente e não percebemos, há a destruição progressiva dessa estrutura.

Isso pode culminar em infecções que exijam a realização de um procedimento de canal ou até mesmo, a extração dentária.

• Identificação precoce de problemas diversos

Cáries, inflamações e até mesmo problemas mais sérios, como o câncer, podem ser facilmente identificados durante a profilaxia dentária.

Assim, o dentista responsável pode agir para encontrar uma solução e tais problemas têm chances muito maiores de serem resolvidas com facilidade.

 

Como é feita a profilaxia dentária?

A profilaxia dentária envolve algumas etapas importantes. A primeira delas é a avaliação do dentista, que verá se o paciente precisa ou não dessa limpeza e se esse é o momento certo de realizá-la.

Em alguns casos, ele pode preferir fazer outros procedimentos com antecedência. Em outros casos, pode escolher iniciar pela profilaxia.

Caso o profissional resolva realizá-la, o procedimento normalmente começa pela remoção do tártaro, conhecido como placa bacteriana. São utilizadas ferramentas para “soltar” a placa, limpar e raspar os dentes, etc.

Mas não se preocupe: tudo é indolor. Você não deve sentir qualquer desconforto durante a limpeza.

Caso experiencie alguma sensibilidade, avise ao dentista para que ele possa avaliar se há algum problema na região sensível da boca.

 

Quanto tempo esse procedimento dura?

A duração do atendimento para a profilaxia depende da saúde bucal do paciente e da periodicidade dos atendimentos. Alguns pacientes têm uma maior tendência ao acúmulo de placa, como nos casos de fumantes e gestantes. Por isso, o atendimento pode levar mais tempo. No geral, a duração é de 1 hora.

 

A frequência dos atendimentos também varia. Alguns pacientes podem necessitar de uma limpeza extra com uma frequência maior. Outros, já são justamente o contrário.

 

Então, a periodicidade recomendada para a profilaxia dentária pode ultrapassar a recomendação padrão, que é de 6 em 6 meses.

 

Converse com o seu dentista e veja qual é a melhor recomendação para você.

 

Como contribuir para a sua duração em casa?

 

Não devemos fazer a profilaxia dentária e esquecer dos cuidados com os dentes. Essa estratégia é fundamental para a saúde do sorriso, mas também precisamos fazer a nossa parte entre uma limpeza e a outra. Para isso, cuide da sua higiene da maneira normal.

 

Diariamente, invista na escovação pelo menos três vezes ou após as principais refeições. A higienização completa da língua e uso do fio dental em todos os dentes também são procedimentos importantes.

 

Se necessário, conclua com um bom enxaguante livre de álcool. Assim, os resultados da profilaxia serão bem mais duradouros.

 

O procedimento é rápido, indolor e só traz benefícios para sua qualidade de vida.

 

Que tal agendar uma avaliação para fazer a sua próxima profilaxia dentária na Odontocorp? Marque já a sua avaliação . Aguardamos sua visita!

Comente sobre o que leu e compartilhe