Tremedal adere ao Programa Saúde e Educação de qualidade para todos
Publicado em 2013-10-12 23:56:48 | 445 Impressões
Tremedal, assim como outras cidades da Bahia, aderiu ao programa "O MP e os desafios do milênio: saúde e educação de qualidade para todos", sob a coordenação da Promotoria Pública do município, na pessoa da Srta. Tarsila Honorata Macedo da Silva, com o apoio dos demais órgãos, como sindicatos e prefeitura. Faz parte do programa a visita a todas as escolas e unidades de saúde, fazendo-se um levantamento das condições de funcionamento. Posteriormente serão analisadas as informações colhidas e gerados relatórios, que apontarão as deficiênicas a serem sanadas.
Conheça melhor o projeto idealizado pelo promotor de Justiça Clodoaldo Anunciação.
JUSTIFICATIVA
A educação e a saúde são duas áreas prioritárias no cenário nacional e internacional, mantendo estreita ligação com o futuro do país e da humanidade. O Estado e a sociedade civil interagem em busca do ideal de respeito a esses dois direitos humanos.
A educação pode ser compreendida, como ponto de partida para o crescimento individual e de uma comunidade, pois favorece a reflexão e o despertar de uma consciência critica da sociedade, dos seus valores, e das suas diferenças. É uma área que permite inúmeros cruzamentos de dados, por ser base de todas as relações sociais, e cada vez mais exigida no mercado. Portanto, oportunizar o acesso à escolas de qualidade à classes mais carentes, é investir a médio ou longo prazo na cidadania, em uma maior igualdade e justiça social.
A saúde hoje compreendida de forma mais abrangente, é um dos elementos, dentre outros, que aliado à educação, poderá favorecer a transformação de populações carentes. Assim o acesso à saúde de qualidade, terá rebatimento direto na melhoria da condição de vida de populações diversas, além de diminuir, com ações preventivas, gastos públicos inadequados.
OBJETIVO GERAL
Exercer o papel ministerial de fiscalização de dois setores vitais da sociedade, visando efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo para a prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de saúde e educação.
Informações: www.mp.ba.gov.br
Renato Abreu