Nota explicativa do Fórum de Entidades sobre abastecimento de água
Publicado em 2013-10-07 00:21:18 | 1158 Impressões | Escrito por 0
A escassez de água em Tremedal é um problema recorrente, que se iniciou há, mais ou menos, oito anos atrás, tendo estimulado mobilizações populares sobre o assunto, como o amplo debate promovido pelo Fórum de Entidades em junho deste ano, onde estiveram presentes autoridades municipais e representantes regional e estadual da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA).
No início desse ano a EMBASA começou a adotar a perfuração de poços artesianos como medida paliativa para resolução do problema de abastecimento da cidade, após perceberem que a água do açude de Tremedal se encontrava comprometida e sem condições de ser utilizada, porém a medida não resolveu, já que a água não estava chegando a todas as casas.
No debate promovido pelo Fórum a EMBASA se comprometeu a solucionar o problema da falta d'água ainda no mês de junho, com a perfuração de novos poços artesianos e o aprimoramento das medidas de purificação da água, já que o dessalinizador utilizado, segundo os técnicos do órgão, não estava dando conta. Ficou ainda acordado que a adutora em construção do rio Catolé, junto à Barragem a ser construída no mesmo rio, no município de Barra do Choça, iria atender, além das cidades Vitória da Conquista e Belo Campo, também Tremedal, prevista para ficar pronta ao final do ano 2015, ao que seria dado prioridade a Tremedal, tendo em vista a necessidade da cidade, podendo antecipar em uma ano a obra.
O problema persistiu durante o mês de junho, tendo água alguns dias e outros não. Em agosto foi realizada uma manifestação pelas ruas da cidade, onde, dentre os temas abordados, o principal era a cobrança de solução para a água de Tremedal. Agora o problema volta ainda maior, com a falta d'água quando mais se precisa dela, com o clima seco, a baixa umidade do ar, que aumentam a necessidade de água no dia-a-dia das pessoas.
À falta de água segue-se a negligencia de informação da EMBASA local, que deixa a população a mercê, sem saber quando haverá ou não água em suas residências, parecendo não ter um plano de ação.
A população acusa agora o fórum de entidades como culpado da falta d'água. Por falta de informação e, acreditamos, incitados por quem tem mais informação e a usa de má fé, por inveja de quem tem condições de ajudar a resolver o problema e não o faz, ou seja lá o que for. O fato é que:
1 - O Fórum de entidades não fez nenhuma análise da água para dizer se ela pode ou não ser utilizada;
2 - Antes mesmo da criação do Fórum de Entidades, já se sabia que a água da represa estava contaminada;
3 - A EMBASA não é sujeita ao Fórum de Entidades para seguir determinações deste. Ela tem autonomia para resolver as questões que lhe compete;
4 - Não foi o Fórum de entidades que contaminou a água do açude;
Fórum de entidades de Tremedal