Cães abandonados oferecem risco para cidad� �os nas ruas
Publicado em 2013-08-14 00:45:11 | 187 Impressões | Escrito por 0
Nos últimos meses a população canina nas ruas do município tem se multiplicado rapidamente, seja por falta da politicas públicas ou por conta do número cada vez maior de abandono por donos. Infelizmente a Prefeitura municipal não dispõe de um local adequado para evitar que estes fiquem nas ruas, onde as chances de contração de zoonoses acontecem com mais facilidade e frequência, já que o animal não recebe os devidos cuidados para evitar a contaminação, como tomar vacinas e outros medicamentos que os deixam livres evitando a transmissão de doenças, tanto para o homem, quanto para outros cães.
Embora a maioria dos cães encontrados nas ruas demonstrem serem amistosos e dóceis não oferecendo risco imediato de contaminação por mordida, é importante saber que esta não é a única forma de transmissão de doenças a partir destes animais para os humanos, pois pode ocorrer também através do contato com: a saliva, fezes, patas e urina ou pela picada do Mosquito-palha (transmissor da leishmaniose).
As principais doenças transmitidas pelos cachorros são:
- Raiva
- Sarna
- Micoses
- Zoonose¹
- Brucelose
- Leptospirose
- Doença de Lyme
- Tuberculose
- Ancylostoma
É preciso ter consciência de que o abandono deste e de outros animais é uma violência, por ser uma atitude cruel, covarde e desumana. Portanto, você que abandou o seu pegue-o devolta e você pode adotar algum, faça isso.
Para aquele que é veterinário e pode ajudar, procure junto a Administração Municipal e do Ibama apoio para estar castrando parte deste cães ou desenvolvendo alguma atitude que ajude a controlar esta população.
Neste sentido é necessario que a própria Administração Municipal desenvolva iniciativas combativas à situação, antes que ocorra algum caso de contaminação.
Gilmar Ribeiro
__________________________________________________________
1-Zoonoses são doenças que podem ser transmitidas os animais vertebrados e o homem. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias. (Wikipédia)