Retorno às aulas fica para o fim do mês
Publicado em 2013-06-28 20:05:39 | 498 Impressões | Escrito por 0
As aulas estavam previstas para recomeçarem na primeira semana de julho, após o recesso junino, que ocorre todos os anos, seguindo a tradição nordestina de se comemorar o São João. Normalmente são 15 dias de folga para os trabalhadores em educação, professores, alunos e funcionários. A data para a retomada das aulas agora é outra, a penúltima semana de julho.
Segundo informações da Secretária de Educação, Srtª Jerúzia Ribeiro, o reinício das aulas será adiado devido a problemas na organização do quadro funcional da Prefeitura, que necessitará de “enxugamento”. Dessa maneira as aulas devem reiniciar em torno do dia 20/07, com um calendário complementar para o restante do ano para que se possa suprir o atraso.
No início da atual gestão, foram suspensos os servidores recém-empossados pela gestão anterior, ao final de 2012, já que julgou-se ilícita a convocação dos mesmos e o concurso que a permitiu. Foram em seguida contratados diversos servidores para diferentes funções do serviço público municipal. Com a determinação da justiça de que os servidores suspensos deveriam retornar às suas devidas funções, houve uma superlotação no quadro funcional, principalmente na área da educação.
Agora será necessário demitir alguns funcionários para que se possa reorganizar o quadro. Com isso as aulas devem adentrar o mês de dezembro, ao final do ano letivo para que o prejuízo não seja grande, lembrando que a lei determina, no mínimo, 200 dias letivos.
Renato Abreu