Projeto Ecológico nas escolas municipais do Riachão


Publicado em 2013-06-17 00:05:08 | 1372 Impressões | Escrito por 0


Projeto Ecológico nas escolas municipais do 

Riachão

 

Começa a ser desenvolvido na Escola Municipal Santa Tereza II e Extensão do CET no Riachão o projeto pedagógico “Escola do Campo e a Valorização da Cultura Local”. As atividades se iniciaram com a uma aula ecológica na Semana do Meio Ambiente. Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para as próximas etapas, o pontapé inicial foi uma visita com palestras e debates na reserva ambiental da Fazenda Realeza situada no município de Tremedal.

Dando continuidade do projeto, com o objetivo de incentivar o reflorestamento e o combate ao desmatamento, nessa segunda-feira (10), ocorreu o plantio de mudas árvores nativas nas proximidades da escola. Nessa etapa, os alunos “adotam” uma muda e passam a ser responsáveis pelo seu cuidado e monitoramento até a árvore atingir sua fase adulta.

Também, para demonstrar a importância dos 4 Rs (Repensar as atitudes, Reduzir o consumo, Reutilizar e Reciclar os materiais), realizou-se a distribuição de porta-lápis confeccionados a partir de material reutilizado. Os objetos de muita utilidade para os alunos foram produzidos com material de banners e faixas de marketing de uma empresa. Assim, foi uma forma de demonstar o quanto muitos materiais que seriam descartados de maneira inadequada no meio ambiente podem ter ainda mais tempo de uso.

A proposta geral do projeto é abordadar permanentemente temas fundamentais para a vida como preservação do Meio Ambiente, desenvolvimento sustentável, alimentos saudáveis, lavoura sem agrotóxicos, forma de produção, conservação dos recursos naturais, saúde e preservação da vegetação local.

 “Dessa forma, devemos pensar a Educação Ambiental como possibilidade de sensibilização e conscientização dos alunos, construindo propostas de educação que contribuam para estabelecer e fortalecer a relação entre o campo e a escola. Além disso, pretende-se resgatar as raízes, crenças, tradições da vivência do campo bem como mostrar a sua importância para a sociedade. Não foi apenas um trabalho na semana do Meio Ambiente, será uma prática permanente da escola ” Disse Ana Geísa Barbosa (Equipe Pedagógica)

Dentro do planejamento estão previstas ainda várias atividades importantes no decorrer do ano: Construção da horta escolar com formas geométricas; mais plantio de mudas de árvores nativas; trabalhos de reutilização e reciclagem de materiais; visitas em áreas de preservação ambiental; palestras de educação ambiental dentro e fora da escola.

Na prática o projeto proporcionará aos alunos e a comunidade momentos de vivências, de sensações e percepções sobre a natureza e a vida no meio rural, trazendo o conhecimento teórico trabalhado em sala de aula para a realidade concreta e coloborar com a melhoria de vida na comunidade.

Mais fotos

Por Paulo Marinho (professor no Colégio Militar)

Clique no botão abaixo para entrar no grupo
Entre no grupo o TR Notícias
Clique no botão abaixo e siga o TR Notícias no Instagram
Seguir no Instagram