Fórum de entidades discute solução para a água em Tremedal
Publicado em 2013-06-04 18:54:53 | 54 Impressões | Escrito por 0
O Fórum de entidades de Tremedal foi criado em março de 2013 com o intuito de debater questões pertinentes à cidade, constituindo-se como um mobilizador da sociedade civil organizada. Surgiu de forma independente e de livre iniciativa das entidades que o compõem, podendo vir a agregar outras que existem na cidade e que partilhe dos mesmos objetivos.
Clique e conheça melhor
A primeira causa tremedalense que o Fórum escolheu, por unanimidade, discutir e buscar soluções foi a água que abastece a cidade, que está comprometida com os anos secos enfrentados pela região e a demanda cada vez maior dos moradores. A represa que abastece a cidade foi feita em 1967 e possui capacidade 23.751metros cúbicos de água, estando hoje com capacidade bastante inferior e uma grande concentração de resíduos que tornam a água imprópria para consumo humano.
A água possui atualmente coloração esverdeada e os produtos utilizados na sua purificação passaram a ser depositados em grande quantidade para que surtisse efeito, o que, por outro lado, torna a água concentrada de produtos químicos, que podem ser prejudiciais à saúde a longo prazo. Esse problema já vem sendo apontado há sete anos, já tendo ocorrido inclusive uma mobilização nesse sentido, com a presença de técnicos da EMBASA, e propostas de se resolver o problema, como abertura de poços artesianos e canalização de água de represas de outras cidades. Os poços foram abertos, porém não se sabe até quando eles atenderão com eficiência a demanda da população.
Após reuniões e debates o Fórum decidiu realizar uma discussão com o gerente estadual da Empresa Baiana de Saneamento, momento em que serão analisadas as soluções possíveis para a situação do abastecimento de Tremedal.
O debate será realizado na Câmara de vereadores, à Praça da Matriz, no dia 08 de junho às 15 horas. Serão convidados o diretor estadual da EMBASA, os representantes do legislativo, executivo e ministério público municipais e será aberto a toda a população tremedalense e demais interessados no assunto.
Renato Abreu